quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Drogas naturais e sintéticas

Drogas


Conceitos


Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, introduzida no organismo modifica suas funções. As drogas naturais são obtidas através de determinadas plantas,de animais e de alguns minerais. Exemplo a cafeína (do café), a nicotina (presente no tabaco), o ópio (na papoula) e o THC tetrahidrocanabiol (da maconha). As drogas sintéticas são fabricadas em laboratório, exigindo para isso técnicas especiais. O termo droga, presta-se a várias interpretações, mas comumente suscita a idéia de uma substância proibida, de uso ilegal e nocivo ao indivíduo, modificando-lhe as funções, as sensações, o humor e o comportamento. As drogas estão classificadas em três categorias: as estimulantes, os depressores e os perturbadores das atividades mentais. O termo droga envolve os analgésicos, estimulantes, alucinógenos, tranquilizantes e barbitúricos, além do álcool e substâncias voláteis. As psicotrópicas, são as drogas que tem tropismo e afetam o Sistema Nervoso Central, modificando as atividades psíquicas e o comportamento. Essas drogas podem ser absorvidas de várias formas: por injeção, por inalação, via oral, injeção intravenosa ou aplicadas via retal (supositório).
Intoxicação Aguda
É uma condição transitória seguindo-se a administração de álcool ou outra substância psicoativa, resultando em perturbações no nível de consciência, cognição, percepção, afeto ou comportamento, ou outras funções ou respostas psicofisiológicas.
Uso Nocivo
É um padrão de uso de substância psicoativa que está causando dano à saúde. O dano pode ser físico (como no caso de hepatite decorrente da administração de drogas injetáveis) ou mental (ex. episódio depressivo secundário a um grande consumo de álcool).
Toxicomania
A toxicomania é um estado de intoxicação periódica ou crônica, nociva ao indivíduo e à sociedade, determinada pelo consumo repetido de uma droga, (natural ou sintética). Suas características são:
1 - irresistível desejo causado pela falta que obriga a continuar a usar droga.
2 - tendência a aumentar a dose.
3 - dependência de ordem psíquica (psicológica), às vezes física acerca dos efeitos das drogas.

(Fonte: Como agem as drogas, Gesina L. Longenecker,PH.D. Quark books. Ilustrações de Nelson W.Hee) 


Acessado em: 19 de Agosto de 2010, às 10h e 26min.

7 comentários:

  1. Axei muito legal a iniciativa, Isso e bom para todos q leem isso... parabens

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog Rafa espero que, se não todos, a maioria possam lê-lo. Com atitutes como essas quem sabe podemos ajudar na miniminazação do uso de drogas na "escola". abraços!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns.... Rafael...........teu blog é maneiraçOo!!
    esse assunto apesar de ser muito difício de ser comentado,é muito importante de ser falado para a concientização dos manOows...

    valeu.....

    d... RenatOo

    ResponderExcluir
  4. Sua percepçao em olhar um novo horizonte,trouxe pra os jovens uma nova perspectiva de vida,fazendo com que aja uma segunda opçao,aquela que levara ao conhecimento,ao aprendizado.
    A ideia de colocar um video com imagens simples para aqueles que querem aprender mas sem muitas complicaçoes,foi de grande geniosidade.
    Alguns minutos,de uma historia que retrada o dia-a-dia de muitos jovens que passam por essas mesmas situaçoes,ate mesmo em sua propria residencia,com a mal enfluencia de se seus pais.
    Parabeniso por sua iniciativa e que muitos possam fazer sua parte,assim como voce dando uma grande importancia ao assunto.

    ResponderExcluir
  5. Rafael, iniciativas como a sua são importantes para mudar a forma com que as pessoas vêm o uso das drogas (forma banal) na sociedade.

    ResponderExcluir
  6. Acho muito importante discutir assuntos polêmicos na escola, porque com dialogo conseguiremos afastar os jovem das drogas!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Nas escolas tem bastantes adolescente que consumem vários tipos de drogas, meu tio me falou que na escola onde ele estuda tinha uma menina ingerindo bebida alcoólica no intervalo !!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir